Fátima Freire Dowbor

É formada em Pedagogia pela PUC de São Paulo.  Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Coimbra, em Línguas Romanas pela Universidade de Varsóvia, e em Psicopedagogia pelo Instituto Jaques Rousseau. Já atuou como educadora em diversos países e atualmente presta assessoria pedagógica a diversas instituições, além de integrar o conselho do Instituto Paulo Freire.

Luiz Antonio Ferreira

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Farias Brito (1973), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor titular do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP e coordenador do Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos (ERA), que possui sede na PUC-SP. Tem experiência na área de Letras e Ensino, com ênfase em Língua Portuguesa e suas pesquisas enfocam os seguintes temas: retórica, argumentação, metodologia de ensino de línguas, língua portuguesa, Linguística e ensino-aprendizagem.

Matheus Nogueira Schwartzmann

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (2009), com estágio de doutorando na Université de Limoges, França (2006), é mestre em Estudos Literários pela UNESP (2005) e possui graduação em Letras (Habilitação Português/Francês) pela UNESP (2002). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na Semiótica de linha francesa. Atua principalmente nos seguintes temas: linguística, estudos do discurso, estudo das formas de vida e das identidades – com especial destaque às identidades minorizadas; estudo da poesia, do texto epistolar, do gênero e das tipologias textuais. Foi Editor da Revista do GEL (2016-2020) e Coordenador do GT de Semiótica da ANPOLL (2018-2020). É Secretário geral da “Associação Brasileira de Estudos Semióticos – ABES” e líder do “Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp – GPS” (FCLAr/Unesp). Atualmente é professor de Linguística no departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis (SP) e Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Araraquara (SP).

Claudia Raimundo Reyes

Professora titular do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação (orienta mestrado). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1989 e 1990), concluiu mestrado (1995) e doutorado (2000) em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação na UFSCar. Cursou parte de seu doutorado, na Universidad de Salamanca – Espanha, onde aprofundou seus estudos no Departamento de Teoría y História de la Educación, no Programa ” Políticas Educativas y socioculturales:políticas de formación de profesores y profesionales para la Educacion de Adultos”, RED PASSB, Proyecto Alfa. Atua na área de Educação, Linguagem, Formação e Aprendizagem nos seguintes temas: processos de ensino e aprendizagem, leitura e escrita, letramento, aprendizagem da docência, na perspectiva da enunciação bakhtiniana. Pro-reitora de Graduação da UFSCar 2012-2016. Vice-presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação (2014) – do Colégio de Pró-reitores de Graduação – ANDIFES. Presidente do Colégio de Pró-reitores de Graduação (2015)- ANDIFES.

Ananias Agostinho da Silva

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). É professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, atuando no Departamento de Ciências Humanas, do Campus Multidisciplinar de Angicos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É também professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Unidade de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É sócio da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e sócio do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Desenvolve estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística Textual, Linguística Aplicada e Nova Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino de língua materna, discurso do outro, texto acadêmico, argumentação, representações discursivas, responsabilidade enunciativa. Tem participado de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais na área de Letras, Linguística Textual e Linguística Aplicada.

Soraya Romano Pacífico

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente, é professora associada da Universidade de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa GEDISME – Discurso e Memória: movimentos do Sujeito, filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. É membro do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso ? ELAD/CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheuxtiana, investigando, principalmente, os seguintes temas: autoria, argumentação, leitura, escrita e letramento. Supervisiona estágios curriculares no curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.

Adail Sobral

Adail Sobral é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da instituição. Fez Estágio de Pós-Doutorado na Université de Paris (2017). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/ PUC-SP (2006), Mestre em Letras pela FFLCH/USP (1999). Especializado em Linguística pela UNICAMP (1985). É autor de Internet na Escola (Loyola, 1999, 2001, 2002), Dizer o “mesmo” a Outros – Ensaios sobre Tradução (SBS, 2008), Do dialogismo ao gênero – as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (Mercado de Letras, 2009) e A Filosofia Primeira de Bakhtin – Roteiro de Leitura Comentado (Mercado de Letras, 2019).